quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Automobilismo na Terra do Sol

Quem realmente gosta de velocidade sabe que não é só a Formula 1 que atrai a curiosidade do público.
O automobilismo cearense vem crescendo muito e atraindo cada vez mais o público.
Graças ao Racing Day, o automobilismo cearense vem ganhado força e espaço no cenário nacional.

Bem pertinho de Fortaleza, no Autódromo Virgílio Távora, do Eusébio, é possível torcer, vibrar e até se emocionar com seis categorias: Motovelocidade, Superturismo (A e B), Spirit 1.8, CTM e Marcas.

Autódromo Internacional Virgílio Távora (Foto: Jouderian Nobre)
O Autódromo Internacional Virgílio Távora fica no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. Ele foi inaugurado em 1969 e em 1970 foi palco da vitória de Emerson Fittipaldi, na Fórmula Ford.


Neste mês foi realizada por lá a terceira etapa do Campeonato Cearense de Automobilismo, o 3º Racing Day. A prova foi a última do ano, mas o campeonato 2012 já está marcado para ter início em abril.

E se as emoções em cada volta do autódromo, com todo o clima de competição, não forem suficientes para valorizar o que temos aqui, o fã de corridas pode se orgulhar ainda dos carros que disputam a categoria Spirit 1.8. A categoria, que tem o nome do veículo que nela compete, foi desenvolvida pelo empresário Alexandre Romcy, um dos personagens que tem conseguido manter o automobilismo cearense ainda pulsante. Ele conta que desenvolveu um protótipo mais acessível pensando na ampliação dos competidores. “Para se ter uma ideia, os pneus podem ser usados em quatro provas”, exemplifica.

O design do carro também foi pensado para atrair olhares. O Spirit 1.8 lembra muito um carro de Fórmula 1 e mantém características que, além de proporcionar a aerodinâmica e seguranças necessárias, fazem uma bela atuação nas pistas do Eusébio. “Se você olhar as garagens com o Spirit 1.8 pode pensar que tem ali mais de R$2 milhões em equipamentos, mas o valor do carro é em torno de R$100 mil”, calcula.

Spirit 1.8 (Foto: Danúsio Júnior)


O motor do Spirit 1.8, como o próprio nome sugere é um 1.8 do Volkswagen Gol. E o ronco dos motores mostra que eles tem bastante força para encarar boas brigas. O Spirit 1.8 é considerado um carro esporte protótipo de linhas arrojadas e de concepção inteligente (guarda grande parte da mecânica da Fórmula V 1.8, já em ação no Ceará desde 2006) e de espírito jovem, inclusive pelas cores vibrantes na carenagem, que, aliás, já está sendo usada pelos patrocinadores que (re)descobriram no automobilismo cearense uma ótima forma de agregar suas marcas ao esporte.




Ficha Técnica
 
Motor: VW 1.8 injeção
Potência: 120 hp
Velocidade Máx: 200 km/h
Chassi: Ar2
Suspensão Dianteira com barra de torção
Suspensão Traseira com mola helicoidal
Câmbio: VW
Roda: Liga leve, aro 14” x 7”
Pneus: 175 - 70 -14 (dianteiros) e 185 - 70 - 14
Freios: À disco, nas quatro rodas
Tanque: De aço inox - capacidade: 20 litros
Combustível: Etanol
Peso: 720Kg com piloto
Carroceria: Protótipo fechado em fibra de vidro

Vencedores Campeonato 2011

Motovelocidade: Rodrigo Metran
Superturismo A: Raul Fontenele
Superturismo B: Amílcar Pio
Spirit 1.8: Minho Pimentel
CTM: Rudnei Sabino
Marcas: Thiago Barbosa.

(Fonte: O Povo Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário